o-que-é-sindrome-de-cushing-750x455

Autor: Dr. Daniel Panarotto

Tempo de leitura: 5 min.

O que é a síndrome de Cushing?


Síndrome de Cushing é uma alteração provocada pelo excesso de cortisol, conhecido como hormônio do stress.


Este excesso de cortisol pode ser proveniente de uma doença das glândulas adrenais, da administração oral, injetável ou mesmo tópica de glicocorticóides, ou por um tumor de hipófise, que produz uma substância que estimula a produção de cortisol pelas glândulas adrenais. Neste caso, a síndrome de Cushing é chamada especificamente de doença de Cushing.


Antes de continuar, vamos render uma homenagem à pessoa que cedeu o seu nome a este problema: Harvey Willian Cushing.


Este neurocirurgião americano, nascido no século XIX, realizou inúmeros feitos notáveis na medicina. Um deles foi ter descrito uma doença caracterizada por excesso de cortisol no sangue, causada por uma disfunção da hipófise.


Essa doença é, em sua homenagem, chamada de doença de Cushing.

 

Quais os sinais e sintomas da Doença de Cushing?

A doença de cushing tem como principal sintoma visível as equimoses, que é quando pele fica fina e cheia de manchas azul-avermelhadas, desenvolve estrias grossas e de coloração violeta, principalmente no abdômen.


A pessoa que apresenta essa alteração também fica com a face arredondada (fácies de lua cheia), desenvolve um tipo específico de obesidade, com acúmulo de gordura nas regiões mais centrais do corpo, como o tórax e o abdômen, e tem a musculatura dos membros atrofiada.


Por fim, pode desenvolver diabetes e hipertensão.


Em todos os casos, consulte um endocrinologista a fim de evitar complicações.