obesidade
O assunto é muito sério. Vivemos em um mundo onde há uma crescente exposição às telas digitais para nossas crianças. Já faz tempo que muitas famílias passaram a adotar a TV, os videogames, os smartphones e os tablets como uma forma de ocupar o tempo dos filhos


É preciso lembrar que tudo o que fazemos e utilizamos de forma excessiva, cedo ou tarde, vai gerar algum efeito nocivo à nossa saúde. Você consegue dimensionar os efeitos disso quando falamos das crianças? Nessa fase, uma simples atitude pode desencadear problemas graves e em diferentes níveis.


No caso das tecnologias, já existe uma série de estudos e pesquisas que relacionam o excesso das telas com a obesidade infantil, além de atrasos no desenvolvimento e problemas ligados ao equilíbrio e à saúde mental. 


Com uma rotina repleta de alimentos industrializados e o dia inteiro praticamente conectados, sobra pouco tempo para movimentar o corpo e buscar novos conhecimentos.


Vale lembrar que todos os elementos que compõem a experiência cotidiana, possuem uma função importante nas conexões neurológicas. Isso quer dizer que, se a criança utiliza telas digitais nos momentos onde deveria explorar a interação de forma orgânica, ela não vai receber os estímulos que deveria. A tabela a seguir dá uma ideia da dimensão do problema.

 

 IdadeUso médio diárioPercentual do tempo acordado

Com esse tempo anual  a criança ou o adolescente poderia...

0 a 2 anos50 min6008%Aprender 850 mil novas palavras.
2 a 8 anos3 h109520%Se tornar um violinista habilidoso
8 a 12 anos4:45 h170033%Frequentar aulas por dois anos letivos completos
13 a 18 anos 268045%

Aprender todo o conteúdo de três disciplinas escolares do 5º ano do ensino fundamental até o final do ensino médio. 

Tabela: Impacto do Uso de Telas Recreativas para Crianças e Adolescentes.


Na alimentação, esse cenário é ainda mais balizador. Quando o foco deixa de ser no prato de comida e em toda a experiência que esse momento oferece, os olhos ficam vidrados em uma tela. 


Qual o resultado disso? O alimento passa despercebido, pode ser mal digerido e ainda desencadear graves problemas de saúde. A forma como as crianças se alimentam hoje, vai determinar muito o estilo de vida que terão após adultos. 


Como já falamos, os prejuízos das telas são múltiplos e de enorme magnitude em vários aspectos da vida. Como exemplo, o uso de telas digitais recreativas diminui claramente o desempenho escolar, o desenvolvimento da memória, da inteligência, da capacidade de concentração, das habilidades linguísticas e das habilidades de interação humanas. 


Com relação à saúde, o uso excessivo das tecnologias interfere com a quantidade e qualidade de sono, aumentam o índice de tabagismo, alcoolismo e depressão na adolescência, para citar só alguns dos problemas. 


Para se ter uma ideia da magnitude do impacto das telas na saúde, basta dizer que um estudo demonstrou que a cada hora assistindo televisão depois dos 25 anos reduz em 21,8 minutos a expectativa de vida. 

 

A obesidade como consequência do uso das telas


A propósito da obesidade, a relação já não deixa nenhuma dúvida. Os mecanismos que ligam o uso de telas ao aumento de peso são os transtornos de sono já citados, o sedentarismo e o marketing de produtos alimentares não saudáveis. 


Um estudo, por exemplo, demonstrou que assistir 1 hora de televisão aos três anos de idade, leva crianças de 10 anos a consumirem 10% mais porcarias, 16% menos frutas e legumes, além de fazerem 13% a menos atividade física e a terem um índice de massa corporal 5% mais alto. 


Qual seria o consumo seguro de telas digitais? Antes dos seis anos de idade o consumo seguro é zero. Como essa meta é difícil de alcançar, ao menos recomenda-se que crianças de dois a cinco anos sejam expostas a menos de 30 minutos por dia. Acima dos seis anos, menos de 1 hora por dia. 


O Livro “A Fábrica de Cretinos Digitais – Os perigos das telas para nossas crianças”, de Michel Desmurget, serviu de base para esse artigo. O autor, que é neurocientista, menciona vários estudos que confirmam os perigos das telas. 

 

Saiba quais são os perigos das telas

 

  • Malefícios à saúde do corpo: obesidade, problemas cardiovasculares, expectativa de vida reduzida;
  • Ao estado emocional: agressividade, depressão, comportamentos de risco;
  • Problemas no desenvolvimento intelectual: empobrecimento da linguagem, dificuldade de concentração e memória.


Se você quer saber mais sobre o assunto, a Clínica Daniel Panarotto pode te ajudar! Nos chame no WhatsApp (54) 99634-6223.

Positive SSL